top of page

Os primeiros estão dados. Agora é continuar.

Parassínteses

Ir embora é difícil, mas chegar também é. E quase sempre estão ligados. Não saímos de um sítio para ficar em lado nenhum. Não há nenhum lugar intermédio onde possamos parar e contemplar. Contemplar o que ficou para trás, sem ainda estar no que vem a seguir. Vêm ao mesmo tempo, como que a dizer-nos que não nos é permitido querer ficar no mesmo lugar. Somos empurrados para à frente, com a esperança de não esfolar os dois joelhos ao mesmo tempo. Sim, porque, vá lá, que ao menos seja um de cada vez. Primeiro o da saudade; depois o do receio do desconhecido. Ou ao contrário. Ninguém quer saber da ordem! Ao fim ao cabo, quem cura um, cura o outro.


Mas assim vamos. De muletas ou meio coxos, lá nos vamos pondo de pé.


Os primeiros passos no relvado. Os primeiros dedos nas secretarias (e, inevitavelmente, na máquina de café!). Ainda não fazemos parte da mobília; os que já cá estavam parecem todos ter ajudado a levantar as pedras do edifício em que assenta a cantina. E nós? Nós que já não somos do secundário, mas também ainda não somos bem universitários.


Mas de repente, e sem darmos conta, passou 1 mês.


Há um mês que subo aquela rampa, escondida num beco de Campolide. Há um mês que dou os bons dias ao Sr. Vítor. Há um mês entrei pela primeira vez no anfiteatro, ainda com tantas dúvidas sobre se algum dia sentiria aquelas cadeiras desconfortáveis e o ar-condicionado gelado familiares. Há um mês conheci pessoas que, hoje, julgo já conseguir imaginar serem meus companheiros nos próximos quatro anos. Na verdade, acho que consigo imaginar amizades a surgirem dali; daquele primeiro dia em que me disseram para vestir a t-shirt vermelha e, a medo, vesti. Questionei se essa era uma boa decisão. Hoje também sei que sim.


Não sei como serão os tempos que se avizinham. Se tudo correr bem, continuarei por cá, a deambular pelas letras do teclado do meu computador. Ou pelo menos, encontrar-nos-emos pelos corredores; ou certamente no bar. Sim, imagino-me a passar bastante tempo no bar.



 
 

Comments


deixa-nos uma mensagem, fala connosco!

obrigado pela tua submissão!

© 2025 Jur.nal - Jornal Oficial dos Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

bottom of page