top of page

Rendez-vous

Por vezes sou mais calada e não falo muito.

Não digo muito. Mas tenho muito para te dizer, Amor.


Hei de escrever sobre tudo, Amor.

Ouvir o que tens sentido e transformá-lo em texto,

Que a minha ternura nunca teve pretexto.


O coração não dorme nem come, não vai às análises, o coração não gosta que lhe espetem agulhas e lhe tirem o sangue. O coração não gosta de ser dissecado, porque tem medo de laivos de vulnerabilidade. O coração esconde-se de eletrocardiogramas, porque sabe que a medicina moderna não o compreenderia.

O meu coração apanha o comboio em hora de ponta, senta-se na paragem do autocarro e espera que o venham buscar. O coração encosta-se ao mar e dá-te beijos enquanto olha para ele, Amor. O coração faz malabarismos, faz o pino e o mortal para te ter, Amor. O coração poderia ganhar o salto em altura mas cair desastradamente depois de te ver. O coração vive embebido numa ressaca emocional em função constante, vive em café, paracetamol e cigarros, de vez em quando sofre uma descarga elétrica que o põe a trabalhar. 

O coração encosta-se agora às entrelinhas do que escrevo e respira, com medo de que o abandones, Amor.

Hoje em dia tudo é sobre ti, Amor. E quando não é, é sobre a tua ausência. Todos escrevem sobre todos os sentimentos do mundo, para que todos se possam identificar com as palavras. 

Deixemos o coração descansar, Amor. Deixemo-lo ser apático e vagaroso sem se tornar errático. Deixemo-lo num interstício, que eu hei de voltar para o ir buscar. 


O coração vira rendez-vous da saudade. Divide e multiplica a sua substância, expande, contrai, parou, acabou. Não sei se depois de morrer ainda cá volto, por isso deixa-me amar enquanto posso. 

Deixa-me amar(-te), Amor, enquanto posso.


Recent Posts

See All
O império Mongol: a história de Gengis Khan

Tentado.  Sinto-me tentado a abrir a janela e voar,  perder-me no horizonte,  ou então ficar aqui e andar.  Mas não posso.  Não consigo. Tentado.  Sinto-me tentado a ser feliz,  viver a vida, não pens

 
 
 
Womensplaining - Men

The other day I was talking to a guy friend, and I promise you, this one isn’t as bad as the others, and I told him that my girl friend and I had come to a conclusion: the so-called “male loneliness e

 
 
 

Comments


Deixa-nos uma mensagem, fala connosco!

Obrigado pela tua submissão!

© 2025 Jur.nal - Jornal Oficial dos Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

bottom of page